sábado, 10 de outubro de 2009

AS LUAS DE GALILEU GALILEI - cenográficos

No sábado de hoje, passamos o dia até a noite dentro da Igrejinha aonde construimos
nossa concepção do universo Galileano ao aspecto do Jogo Teatral. Ou para ser mais precisa, parte do elenco vestiu "aventais" para exercitar o ofício de um Ator de Teatro.Um Ator, Uma Atriz de Teatro, por mais que tenham os Qualificados Técnicos , participa intensamente da construção dos elementos constitutivos do Jogo Teatral.
E quando me refiro ao Teatro,me refiro ao Teatro sobrevivente por "miles" de anos, a arte que mesmo podendo ser feita fora de um teatro e ou ao revés estar repleta de Tecnologia, não dispensa de sua Identidade ou do seu "Chip",a matéria prima do faazer humano de amalgamar a construção do todo, ou auxiliando no cenário, na iluminação, em um detalhe de maquiagem ou em outras ocasiões a detalhar figurinos.A construção teatral de um espetáculo vezes outras, pode edificar-se na criação coletiva de um roteiro, um texto um espetáculo, caracterizando o Teatro de Grupo. As expressivas montagens teatrais usualmente resultam de processos e interações coletivas.

Este aspecto do teatro , da construção artesanal dos elementos está presente em AS LUAS DE GALILEU GALILEI,como também o processo de ir escrevendo o roteiro em paralelo ao nucleo de estudos dos temas Galileanos e a partir do ano 2009,prosseguimos em laboratórios e ensaios que resultaram em novas cenas reescritas.

Do aspecto da construção dos objetos cenográficos, a saber:Máscaras Comédia Dell Arte, Lunetas, Telescópios,Sol, Lua,Ampulheta, Livros, Cartas com papeis
Artesanais, Pintura dos Painéis e retoques do proprio cenário,Patos Cenográficos, Garrafas de Vinho,Cálices,Castiçais,Occiali, Caixas com Lentes do Polidor de Lentes,
Astrolábio,Quadro com "retrato" de Galileu,Máscaras dos Médicos Medievais, Lanternas,
Retoques de Pinturas matizando de forma mais adequada á lua o tom das cadeiras, ou dando um toque histórico em outra, Cartas de Jogos,Plumas para escrever,Tinteiros,Livros manuscritos de Galileu, Palheta do Pintor, enfim outros objetos,tudo foi macerado e plasmado pelas mãos do elenco, atores e atrizes.

Porque o teatro, tanto quanto mais o querem destruir ou contrariamente, tanto quanto mais o querem apenas uma "maquina de divertissement", tem seus segredos, e só se revela a quem perambula por suas artérias ano após ano, espetáculo após espetáculo, então ele vai revelando suas matizes ao tempo dos atores e atrizes pausarem suas vozes, de que angulo do olhar , de que fragmento de voz, de que triangulação com a platéia o Jogo evoca a emoção, a razão a TRANSITORIEDADE que a Arte deve impelir!
Porque o Teatro tem um Corpo, que respira, pulsa, tem seu ritmo e seus "miles" anos em todas as culturas em um só país, o país do Homem que se destrói e se reconstrói
e sonha ou denuncia a vetação oficial dos sonhos em realidades hostís.

Alguns momentos do elenco nesta veia artesanal, tatuando com suas digitais a imprescindível "artesania" teatral.

carmen fossari, ilha




Esta mesa não é customizada é apenas usada mesmo..rsss em diversos espetáculos..um deles Neruda.Era a mesa de Don Pablo Neruda e pela magia da Arte será a usada mesa de Galileu Galilei..dos experimentos da física,só que agora sim será customizada.


Atrizes Ivana Fossari e Jeanne Siqueira




Atrizes Ana Paula Lemos,Mariana Lapolli y La Camermencita de La Sierra Madre en Busca de Che(rsss)




Atriz Mariana Lapolli e Lúcia Amante.





Ator Bruno Leite, em retoques ou...preparando o fôlego apra os 3 personagens que interpreta em AS LUAS DE GALILEU GALILEI.





Ator Rhamsés Camisão,Avaianamente vestido, compenetrado na tarefa de finalizar a customização do Isntrumento de Percussão , que ele tocará na peça AS LUAS DE GALILEU GALILEI.




Painel da Cena da Taberna, pintado por Márcio Tessmann



Atrizes Lúcia Amante, Jeanne Siqueira e Ivana Fossari, aproximando o tom dos moveis da cena da Taberna com o Painél Pintado pelo Cenógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário