segunda-feira, 10 de maio de 2010

Antes da peça , na Lua cheia, observar o ceú!












Observação da Lua



Você já observou a Lua através de um simples telescópio? Já observou as crateras da Lua? Sabe o nome de algumas dela? Pois teremos esta oportunidade nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2010. As datas escolhidas são coincidentes com a apresentação da peça "As Luas de Galileu Galilei", que ocorrerá no Teatro do UFSC, porém a sessão de observação sempre será antes de começar a apresentação.

Este tipo de atividade é conhecido como Astronomia na Calçada e foi popularizada na década de 1970 por John Dobson. A atividade de observação é extremamente simples: basta montar alguns telescópios e binóculos na calçada e mostrar a Lua para qualquer pessoa que passar pelo local. É verdade que a atividade será um atrativo a mais para aqueles que assistirão a peça "As Luas de Galileu Galilei". Porém não é obrigatório bilhete para participar da observação, mesmo porque os telescópios estarão montados na calçada, área externa do Teatro da UFSC. Por outro lado, quem deseja assistir a peça, deverá obter o bilhete conforme instruções do Departamento Artístico e Cultural da UFSC (DAC/UFSC).

Alexandre Amorim (GEA,NEOA) explica melhor como será a atividade de observação: "pretendemos montar instrumentos simples, tais como telescópios refratores de 60mm ou mesmo binóculos de 50mm para que as pessoas possam observar a Lua. A fase lunar é bem favorável para este tipo de observação, uma vez que ela estará cerca de 60 a 80% iluminada durante as datas escolhidas. Além disso, a Lua é o objeto mais brilhante do céu noturno, sendo possível sua observação apesar da poluição luminosa no local. Mesmo assim, com instrumentos simples, é possível identificar as crateras mais destacadas da Lua tais como Proclus, Tycho, Platão e Copérnico, além dos Mares da Tranquilidade, da Serenidade e das Crises."

Se você tem algum telescópio e pretende participar desta atividade, entre em contato com o coordenador do evento, segundo os dados abaixo.


Então tome nota!

Evento: Observação da Lua
Quando: dias 21, 22 e 23 de maio de 2010
Horário: das 19:00 às 20:30
Onde: em frente ao Teatro da UFSC (área externa)
Coordenador: Alexandre Amorim
email: costeira1 at yahoo.com
fone: (48) 9618-3063

Aviso importante: se o céu estiver nublado a atividade do respectivo dia será cancelada.

Colaboradores que já confirmaram presença (atualizado em 10/05):

Sueli e Togo Sepetiba (NEOA), no dia 21 de maio.
o Gea emmum dos dias , estará presente, segundo confirmou o Presidente Adolfo Stotz Neto;

OS CONVITES- PARA ASSISITIR DEPOIS DA OBSERVAÇÃO DA LUA, A PEÇA:
AS LUAS DE GALIELU Galielei, VEVEM SER RETIRADOS QUINTAS E SEXTAS FEIRAS DAS 14.00 AS 18.00 H, NO DAC, ANTIGA IGREJINHA DA TRINDADE, 37219348


.

Um comentário:

  1. Prezados colegas,

    Infelizmente devido ao mau tempo nos dias 21, 22 e 23 de maio, não foi possível realizarmos as sessões de observação da Lua antes da apresentação da peça "As Luas de Galileu Galilei".

    Agradecemos a disposição daqueles que desde o início nos apoiaram.

    ResponderExcluir