quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENTRE AS LUAS, O TÚNEL

.


ENTRE AS LUAS, O TÚNEL

Carmen Fossari























Uma das mais belas fotografias do livro, no momento exato em que a equipe constatou que os cálculos estavam certos e enfim o Túnel estava varado.
















O Autor,A.C. Caetano e colegas da empresa















No lançamento do Livro os autores e seus pais.












Vou abrir um espaço no Blog dedicado à encenação da peça AS LUAS DE GALILEU GALIELI, para discorrer sobre um túnel, e um ator, dois autores e um livro maravilhoso
O que a construção de um túnel teria em comum com o tema ao entorno de nossa montagem de Galileu?
A empresa M. TABET, responsável por planejar e executar as obras do Túnel do Morro Agudo, obra essencial na duplicação da BR 101, em Paulo Lopes reúne em sua equipe de funcionários
pessoas advindas de todas as regiões do país.
Pois bem, uma noite passados quase três anos, chegou um novo aluno na Oficina Permanente de Teatro que coordenamos junto ao Departamento Artístico Cultural da UFSC.
O aluno apresentou-se: Vinha de São Paulo, Geólogo e Ator, habitante temporário do município de Paulo Lopes, onde esteve o QG da M. TABET, durante estes últimos três anos. Estes anos totalizaram o período em que O TÚNEL DO MORRO AGUDO foi com eficiência e esmero realizado. Num somatório interminável de cálculos, implosões precisas sem acidentes, e o acerto do encontro final dos dois “buracos” escavados, pelas duas entradas opostas que ao fim, se encontraram, motivo que a estas alturas já celebrávamos não mais com aquele aluno, mas com um colega de Teatro, integrante do elenco da peça AS LUAS DE GALIELU GALILEI.
O Geólogo Bruno Leite nos trazia algumas notícias dos momentos mais difíceis das escavações daquele túnel, uma obra da moderna engenharia brasileira, construída por mãos de trabalhadores de todas as regiões do Brasil

Entre uma aula de teatro e um ensaio, acompanhamos a distância a execução das obras do Túnel do Morro Agudo, e como nos melhores espetáculos a Tensão por ele vivida em alguns momentos mais difíceis era por todos compartilhados e tornaram de alguma forma aquele Túnel familiar.
A metáfora do Túnel, que segundo Antonio Carlos Caetano (da M. TABET) é uma obra de inestimáveis valores, incluindo ecológico, na medida em que ao encurtar distâncias, evita o desmatamento de grandes áreas verdes que certamente seriam sacrificadas pelas extensões maiores das estradas, nos remete a busca humana da construção do ser ou ao menos tentar ser feliz.


As distâncias diminuídas por estas obras da moderna engenharia dão suporte a mobilidade humana bem como da produção, sustenta o ir e vir tendo como uma das palavras chaves os pragmáticos Encontros.


E sob a égide desta palavra, registro que o TUNEL DO MORRO AGUDO, nos presenteou com a convivência de um grande ser humano, excelente ator.


Entre as atribuições no Túnel e as noites de Aulas e Ensaios BRUNO, Participou de 3 espetáculos: VERBAIS NINHO DE PALAVRAS, PÂNTANO DOS GATOS E AS LUAS DE GALILEU GALILEI. E foi neste espetáculo, que percebemos a maturidade do ator que representa três personagens, mas devo ser justa e dizer que todo elenco de AS LUAS é talentoso.


Narro um fato inacreditável , quando em temporada, faltando 45 minutos ao início do espetáculo, um ator sofreu um acidente de moto, e em exatos 45 minutos, a meu pedido, Bruno memorizou e interpretou o personagem do Ator. O inusitado é que neste espetáculo os Personagens que ele interpreta são personagens da História e o personagem que ele substituiu, tem uma postura corporal totalmente diversa do núcleo de personagens da História ao entorno de Galileu. Trata-se do Núcleo de Personagens da Comédia Dell ARTE, CUJA POSTURA CORPORAL é quase a de um bailarino, pois que fez magistralmente bem, e lamentavelmente nenhuma fotografia registrou tal feito, a não ser nossa lembrança e agora
este registro.

Ao meio deste processo, ainda a palavra Encontro, Bruno conheceu uma atriz e colega em todos os espetáculos que ele participou Mariana Lapolli, atriz e doutoranda na UFSC e este encontro deles foi muito mágico, destes que só os olhos de quem ama ou redescobre o amor sabem a dimensão.
Que o amor é sempre uma dádiva, e um convite aos desafios, é a possibilidade do olhar além.


Um dia soubemos que Bruno e Mariana estavam registrando e documentando o processo da construção do Túnel. Para escreverem um livro.


Fui ao lançamento em companhia do ator que interpreta Galileu, Nei, da atriz que interpreta a Sarti, Ivana, do nosso amigo e incentivador Carlão.


O lançamento foi numa chácara em Paulo Lopes e a primeira surpresa, quando quis comprar o livro é que ele era ofertado pela empresa. Então olhei ao entorno e vi as famílias dos trabalhadores do Túnel, crianças, esposas, felizes por mais uma obra que participaram.

Todos os sons vocais: Maranhão, Ceará, São Paulo, Pernambuco,Santa Catarina folheava as páginas de um belíssimo livro ( EDITORA PANDION)e reconhecia os trabalhadores, nomes, função, fotos da História da Construção do Túnel, um registro da História deste país que muda,cresce,este país que vivemos e tanto acreditamos , mesmo cientes do tanto que há para ser feito .


E se o feito máximo de Galileu Galilei foi apontar uma luneta para o céu e comprovar a teoria do Heliocentrismo movido pela sua ousadia de ver o que ninguém via compete para nós “vãs” mortais, passados tantos séculos, um feito mínimo, mas de fundamental relevância.Será preciso durante os cotidianos de tempos escassos, que agucemos o nosso olhar ao registro do humano.


Nosso tempo é um tempo de queremos resultados imdediatos.Usufruímos das obras e no entanto esquecemos daqueles que as construíram. Quais foram as mãos que a edificaram? Quanto de suor” sagrado” é derramado para a nossa comodidade?

O registro de Bruno Leite e Mariana Lapolli no livro que escreveram: O TÚNEL DO MORRO AGUDO, é docemente humano, embora, as vezes possa tratar das explosões , é um registro da engenharia de alta resolução, embora ao entorno esteja preservado os verdes de Paulo Lopes , é uma fatia de Brasilidade mas é também um livro que deve estar em bibliotecas de países todos, mundo afora.


Parabenizo aos Autores, a toda equipe da PANDION, M. TABET, e que venham outros livros com tantos valores agregados.
O TÚNEL DO MORRO AGUDO, li e recomendo.











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário